
Por: Julian Ortiz – do estúdio de design
A comunidade judaica de Erechim celebra um marco significativo em sua jornada de preservação histórica: para tanto, a Sociedade Israelita de Erechim (SIE), está lançando um site, repleto de informações relacionadas a herança judaica na região. Ele é um acervo de imagens e textos, disponível em formato digital para que pessoas de todo o mundo tenham acesso.
O que mais chama a atenção nessa ferramenta são os cemitérios virtuais, uma plataforma que permite aos visitantes explorar os túmulos de mais de 350 pessoas, traçando suas histórias e legados disponíveis em um único acervo.
O Cemitério Virtual, fruto de um meticuloso estudo, de catalogação e pesquisa da historiadora Mônica Abramchuk e do publicitário Julian Ortiz Gonçalves, oferece uma oportunidade única de imersão na história local.
Entre os túmulos digitalizados estão os do cemitério Israelita de Erechim e Cemitério Israelita de Quatro Irmãos, considerado um dos mais importantes do Brasil, já tombado pelo patrimônio histórico. Cada perfil no site simboliza um portal para o passado, indo além de uma mera inscrição em uma lápide, revelando narrativas de vida que moldaram a identidade e a cultura judaica no continente.
Acesse, explore, estude, compartilhe e contribua: participe desse portal trazendo as suas informações, dados e histórias.
